A Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro - CASA APIS, foi fundada em 02 de Junho de 2005, com sede no município de Picos – PI, sendo sua estruturação e constituição conduzida no âmbito do PROMEL – Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva, que tem como base o Referencial metodológico para atuação em cadeias produtivas envolvendo populações pobres, uma proposta inovadora e modelar de organização social, envolvendo agricultores familiares.
A Casa Apis constitui um alicerce na colaboração recíproca de funcionamento entre as cooperativas filiadas, fundamental para unir as 05 cooperativas e viabilizar o desempenho amplo e de igual equitativa para todas as áreas da cadeia produtiva, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável.
O complexo CASA APIS, trata-se de um empreendimento solidário, economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto incentivado para fortalecer a agricultura familiar na região nordeste, a priori, visa atender os estados do Piauí e Ceará e em médio e longo prazo abranger vários outros municípios do semiárido brasileiro. Constitui-se em uma unidade industrial para produção, beneficiamento e comercialização do mel orgânico com o aparato de técnico e tecnológico às cooperativas associadas.
A criação desta central de cooperativas foi a forma encontrada pelos apicultores de parte da região nordeste, que têm na Apicultura sua atividade agropecuária principal ou mesmo única, e que identificaram na comercialização individual da produção o principal fator de risco à sustentabilidade dos seus empreendimentos e o maior entrave à conquista de novos mercados, quer seja pelo baixo volume e irregularidade de oferta, quer pelo baixo padrão de qualidade, pois, individualmente, a grande maioria dos apicultores não têm recursos nem estímulos suficientes para fazer os investimentos requeridos.
Portanto, neste projeto idealizou-se um modelo de empreendedorismo cooperativado, baseado nos princípios da economia solidária, cuja forma de gestão está caracterizada no Estatuto da Casa Apis, definido após ampla discussão pelos associados ativos das cooperativas. Espera-se assim, dentro de princípios éticos e justos valorizar os produtores da matéria-prima, até então o elo mais fraco da Cadeia da Apicultura, através de uma maior participação deles no resultado econômico final.
SUSTENTABILIDADE E COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE
A CASA APIS, é um empreendimento solidário que acompanha os princípios da produção orgânica, que estabeleceu como prioridade a sustentabilidade ambiental e, desde o início, prega entre seus associados o cuidado com o meio ambiente como um modo de vida nas suas propriedades e na organização. Hoje, os apicultores entendem que o desenvolvimento social só é completo quando associado à manutenção do meio ambiente.
O mel produzido pelos produtores da CASA APIS, e não só da CASA APIS como da maior parte do Estado do Piauí, é proveniente de matas nativas, e é de responsabilidade desses produtores a conservação dessas, tendo em vista que seu sustento depende delas.
BENEFICIADOS
Atualmente, a Casa Apis é composta por cinco cooperativas singulares dispostas do norte ao sul do estado do Piauí, onde estas contam com um quadro societário de mais de 900 famílias, que tem a apicultura como sua principal fonte de sustento. composto por 28 casas de processamento de mel, para receber, centrifugar e filtrar o mel diretamente dos apicultores, portanto, localizadas em imóveis rurais e distribuídas estrategicamente nos 34 municípios abrangidos pelo projeto e uma unidade industrial localizada no Distrito Industrial da cidade de Picos (PI), com área construída de 1.492 m², para processar e comercializar a produção total das cooperativas singulares, que perfaz aproximadamente 1.500 toneladas por ano, em anos de condições climáticas favoráveis.
OBJETIVOS
- Fortalecer a organização social da Casa Apis, constituída basicamente por mini e pequenos produtores, através do “empoderamento” do projeto por todos os apicultores associados, a partir do processo de aprendizagem/entendimento do Estatuto que rege a Central e da convivência/participação neste empreendimento solidário. Com esta ação coletiva, que visa, além da sustentabilidade econômica do empreendimento e de cada participante individualmente, também, contribuir decisivamente para preservar o meio-ambiente e elevar o grau educacional de todas as pessoas envolvidas com o Projeto;
- Promover o aumento da renda média das famílias associadas à Casa Apis, tendo em vista sua participação no resultado econômico da Central, pela agregação de valor ao seu produto (mel) quando comercializado de forma fracionada, ou mesmo a granel, mas com uma marca forte no mercado. Por consequência, melhorar a qualidade de vida dos mini e pequenos apicultores e seus familiares;
- Reduzir o êxodo rural na região do Semiárido Nordestino.
MISSÃO
Organizar, capacitar e instrumentalizar os apicultores, possibilitando atuarem em toda a cadeia produtiva, agregando qualidade e valor aos produtos, proporcionando a reversão justa dos lucros para a base produtiva.
VISÃO
Ser um empreendimento solidário reconhecido por sua competitividade, promoção da inclusão socioeconômica e do desenvolvimento regional sustentável.