Certificados

Orgânico

SIF - Serviço de Inspeção Federal

Fair trade

True Source

NON GMO Project

Controle de Qualidade

 

BPF (Boas Práticas de Fabricação): o manual de BPF visa descrever as condições adotadas pela CASA APIS para atender aos requisitos relativos à situação e condições do estabelecimento, incluindo localização, projeto, layout, estrutura e instalações dos edifícios, e salas e projetos de equipamentos.

Também estabelece as condições para o suprimento de água, qualidade do ar e da ventilação, iluminação, disponibilidade para higiene pessoal e banheiros e instalações para limpeza.

 

PAC (Programas de Autocontrole): são programas desenvolvidos, implantados, mantidos e monitorados pelo estabelecimento, visando assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos produtos. Envolve manutenção de instalação de equipamentos, ventilação, iluminação, higiene pessoal e saúde dos colaboradores, limpeza e sanitização, dentre outros.

 

PPRA (Programa de prevenção de riscos ambientais): é responsável pelas ações relativas à segurança e higiene industrial, levando em conta a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos originados no local de trabalho e que possam vir a prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, cumprindo as exigências da legislação vigente.

 

PCMSO (Programa de controle medico de saúde ocupacional): tem o objetivo de promover a saúde do conjunto de seus trabalhadores levando em consideração as questões de incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores da empresa, privilegiando o instrumental clinico epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho, mantendo um caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos a saúde relacionados ao trabalho.

 

APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle): é um programa internacional que visa garantir a segurança do produto, por meio do controle no processo de beneficiamento de mel desde a sua entrada no entreposto até o produto final. Neste há a descrição completa da equipe de segurança alimentar, fluxograma de atividades, descrição das etapas do processo e a análise de perigos e pontos críticos de processo.

O APPCC é uma ferramenta global desenvolvida entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, por uma parceria entra a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e a empresa de alimentos americana Pillsbury. De lá para cá o HACCP passou por uma longa evolução até os anos atuais, onde se tornou a grande referência de ferramenta de análise de perigos, estabelecimento e gerenciamentos destes perigos na cadeia produtiva de alimentos.

 

HARPC (Hazard Analysis and Risk-Based Preventive Controls): que significa Análise de Perigos e Medidas de Prevenção Baseadas no Risco, é um manual baseado em normas internacionais do FDA (Food and Drug Administration), o ministério da agricultura dos EUA, que visa obter um controle cada vez mais rígido da segurança dos alimentos.

O HARPC não tem a mesma abrangência do APPCC possuindo diferenças entre esses, apesar de ter uma base conceitual semelhante. Ele foi incorporado pelo FDA como parte dos requisitos da lei do FSMA (Food Safety Modernization Act), esta criada em 04 de Janeiro de 2011, pelo presidente Obama, cujo objetivo é assegurar a qualidade dos alimentos fornecidos aos Estados Unidos.